terça-feira, 29 de abril de 2014


                       À laia de toupeira

                  Quando a morte chegar à minha beira
                  para fechar-me os olhos, pondo fim
                  à minha longa vida, seja assim
                  como uma oculta e lépida toupeira.

                  Após abandonar a sua toca
                  o rosto nem sequer lhe quero ver
                  e nem sentir-lhe o hálito da boca
                  que eu imagino como deva ser.

                  Abeire-se de mim sem que eu dê conta
                  e de um só golpe rápido e certeiro
                  dos meus compridos anos feche a conta.

                  Se acaso a morte deste modo fosse,
                  sem ver-lhe a cara nem sentir-lhe o cheiro,
                  até morrer… me parecia… doce!

                       João de Castro Nunes


                  

Sem comentários:

Enviar um comentário