segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


                       O crivo

 

                            Para o meu filho Manuel

 

Seja qual for a maneira

                   de abandonarmos a vida,

                   todos temos à partida

                   de passar pela peneira

 

                   que reterá por igual

                   todos os nossos pecados

                   por forma a santificados

                   chegarmos ao tribunal

 

                   que nos há-de avaliar

                   em função das qualidades

                   que face às autoridades

ditarão…  nosso lugar,

 

pois as faltas cometidas

serão morrendo omitidas!

 

 João de Castro Nunes
       

                  

8 comentários:

  1. Tão tenebrosa é a morte,
    que por si só purifica
    o que te coube por sorte
    na vida que cá te fica.

    Pareceu-me ter-te ouvido murmurar ontem esta quadra. Como tenho bom ouvido, ficou.
    Tenho mil quadras no ouvido que fui guardando ao longo de sessenta anos.
    Quando me recordo de uma e me sai da boca, assino-a eu.
    Perdão se por vezes elas não me saem já com a pureza original, mas um pouco desconsertadas.

    ResponderEliminar
  2. Ora poeta,passamos pelo crivo ainda em vida e nesse sentido é que nos calha a porta estreita. Passamos por ela a sós, de mãos vazias. Nem tribunal, nem juiz. Somos nós que nos julgamos até o derradeiro suspiro, com a lucidez maior que nos é proporcionada por instantes, como uma graça. Faz todo o sentido termos a liberdade de escolha até ao fim. Aí é que não temos escolha mesmo, estamos presos à nossa liberdade.

    ResponderEliminar
  3. De outro jeito:

    A morte é tão tenebrosa
    que só por si purifica
    qualquer falta mais gravosa
    que perdoada cá fica!

    JCN

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Os crivos, cara Senhora,
      tanto servem para a vida
      como também para a hora
      destinada à despedida!

      JCN

      Eliminar
  4. Ainda hei-de aprender a fazer quadras.

    ResponderEliminar

  5. Uma quadra para ser
    de excelente qualidade
    não pode deixar de ter
    um ar de facilidade!

    JCN

    ResponderEliminar
  6. Tem de ter mais qualquer coisa, o poeta sabe bem. O fácil nem sempre é de qualidade!

    ResponderEliminar
  7. Nada é mais difícil, Senhora, do que a aparente... facilidade! JCN

    ResponderEliminar