sábado, 22 de setembro de 2012


                                  “Inteiro, não partido”


                           Nasci filho segundo; Deus não quis
                            fosse o primeiro, a fim de não reinar,
                            cabendo-me entretanto governar
                            como Regente e Príncipe de Avis.


                            Vi meio mundo e tudo quanto fiz
                            e aprendi no reino magiar,
                            sem excluir a arte militar,
                            pus ao serviço deste meu país.


                            Fui mal julgado, havendo quem quisesse
                            chamar-me de traidor e propusesse
                            o meu desterro ou ser despedaçado.


                            Pronto a morrer, “inteiro, não cortado”,
                            lutei sem elmo nem couraça em busca
                            da seta que me desse… morte brusca!


                                      João de Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário