segunda-feira, 27 de agosto de 2012


                             Ordem de despejo


                   Aljubarrota, Ceuta, Alfarrobeira:
                   também estive lá, nessas contendas
                   e tantas outras que parecem lendas
                   para contar aos netos à lareira.


                   Se não fui eu, foram os meus parentes,
                   foi gente do meu sangue, o que é igual,
                   andando de arraial em arraial
                   com lanças e arneses reluzentes.


                   Por isso me revolto quando vejo
                   tratarem sem respeito este país,
                   que é meu também, porque eu também o fiz.


                   A todos que por falta de decoro
                   maculam este chão… que tanto adoro
                   mande-lhes Deus uma ordem de despejo!


                            João de Castro Nunes


                   

1 comentário: