domingo, 26 de agosto de 2012


                                  Ode à tristeza


                  Há dias, muitos dias, longos dias,
                   em que de alma tolhida de saudade
                   só me apetece, em minha intimidade,
                   compor… poemas tristes, elegias.


                   Esgotei já, no meu vocabulário,
                   todos os termos que encontrei à mão
                   para, de modo algum, dar expressão
                   às várias estações do meu calvário.


                   Hoje precisamente, mais que nunca,
                   sinto no peito, a destroçar-me a alma,
                   da nostalgia a férrea garra adunca.


                   Só a poesia a respirar tristeza
                   me suaviza o espírito, me acalma
                   e me devolve a paz da natureza!


                        João de Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário