terça-feira, 19 de junho de 2012


                                   À Morte


                    Da pátria minha os muros eu revia
                   outrora fortes, hoje derrubados,
                   da própria idade achando-se cansados,
                   que os anos vão tirando a valentia.


                   Saí ao campo e vi que o sol sorvia
                   os líquidos arroios degelados
                   e do monte queixosos vi os gados
                   por sua sombra a luz roubar ao dia.


                   Em casa entrando vi que esmazelada
                   havia só despojos pelo chão
                   e meu bordão mais curvo e menos forte.


                   Senti dos anos velha a minha espada
                   e que na minha antiga habitação
                   tudo eram só… recordações da morte!


                                               Francisco de Quevedo

                                      (Versão portuguesa de João de Castro Nunes)

Sem comentários:

Enviar um comentário