domingo, 10 de junho de 2012


                               Camonear


                   Constitui crime ultrapassar Camões:
                   está determinado por decreto
                   unânime dos nossos curiões
                   que ele é o suprassumo do soneto!


                   Até Petrarca… ainda se tolera,
                   Bocage, Antero, Verde ou Pascoais:
                   tudo o que seja acima desta esfera
                   cai sob a alçada já dos tribunais.


                   Há, pois, que ter cuidado, não vá ser
                   que por um verso mais ambicioso
                   se tenha de ante a barra responder.


                   Por mim não faço mais que arremedar
                   algum soneto seu mais primoroso,
                   que é o que eu chamo de… camonear!


                            João de Castro Nunes

7 comentários:

  1. Um dia destes digo o meu nome só para poder ir a tribunal. Nunca fui.

    ResponderEliminar
  2. Nada há que pagur uma graça
    primando pela ironia:
    faz sorrir e, quando passa,
    não deixa ou causa alergia!

    JCN

    ResponderEliminar
  3. Enquanto o seu cavaquinho
    não conseguir afinar,
    está livre de o meirinho
    ao pelourinho a amarrar!

    JCN

    ResponderEliminar
  4. Quem seja vossemecê
    não consigo vislumbrar:
    faça-me pois a mercê
    de seu nome ortografar!

    JCN

    ResponderEliminar
  5. O meu nome é um efe com laço,
    Capitão Gancho, bengala invertida…
    Serpenteando em estreito espaço,
    Em cima, o til dual da vida.

    O W é M, tudo ao contrário...
    Metal –catedral de cor cinzenta
    Esperando anjos no corolário
    Duma verdade em Morte lenta.

    O resto, letras indefinidas
    Sem alma de índio, palavra vazia.
    Ambíguas formas, quimeras perdidas
    Sem mar, nem terra, nem fantasia...

    Não lhe consigo ainda dizer
    Como me chamo nem ao que venho.
    Sei apenas que gosto de o ler
    E que tenho a alma do mesmo tamanho!

    Porque o meu nome castro casto
    Puro lho mostro, não fora a língua…
    Serpente suspensa em estreito mastro
    Que hei de matar de letras à míngua.

    Assim FW permaneço inteira,
    Insignificante significado.
    Efe de faminta brincadeira
    Woando consigo lado a lado…

    ResponderEliminar
  6. À sibila de Cumas vou pedir
    que me decifre a sua linguagem,
    embora para já sua mensagem
    um ar de si me deixe pressentir!

    JCN

    ResponderEliminar
  7. Mais que "pressentir", F. W., é "presumir". JCN

    ResponderEliminar