segunda-feira, 23 de abril de 2012


                        Vendo-me ao espelho


                   Se a mim próprio quisesse definir-me
                   sem narcisismos, objectivamente,
                   diria de maneira muito firme
                   que filólogo sou, tão simplesmente.


                   Quero dizer que estou a par de tudo
                   o que é pertença da área da cultura,
como seja a palavra e, sobretudo,
as várias formas da literatura.
                  

A arqueologia, a história, a epigrafia,
o grego antigo, o clássico latim,
segredos não possuem para mim.


                   Sumariamente, em síntese, eu diria
                   que tudo o que no fundo tenho em vista
                   é ter o estatuto… de humanista!


                            João de Castro Nunes




                                      

1 comentário: