sábado, 24 de março de 2012


                  “Que bonita maneira de morrer!”

                                                                         Tolstoi
                   
                   Tombar de um tiro em campo de batalha
                   agarrado à bandeira do país
                   servindo ao mesmo tempo de mortalha,
                   que bela forma de morrer… feliz!


                   Pudesse eu ter esse final de vida
                   quando chegar meu dia derradeiro:
                   de súbito morrer, sem despedida,
                   de um tiro só, no coração, certeiro!


                   Morrer por uma causa heroicamente
                   com teu nome nos lábios, meu amor,
                   e teu meigo sorriso… em minha mente!


                   Me queira Deus fazer... esse favor
                   que tenho para mim que deve ser
                   o modo mais bonito… de morrer!


                            João de Castro Nunes

8 comentários:

  1. Olha JC, se fosses mais novo, matava-te.
    Com todo o respeito.

    ResponderEliminar
  2. Nunca é tarde para, por uma nobre causa, morrer... às tuas mãos! JCN

    ResponderEliminar
  3. Tutuando? Corajoso, Mestre!

    Heróica cavalgada!
    São mais de mil sonetos…
    “Pela estrada de nada”
    Fogos-fátuos, os afetos.

    Todos, fósforos riscados,
    Ao mudo canto da lareira.
    Ali jazem, apagados,
    Os pauzinhos de madeira.

    Vendo-os, custa a crer
    Que iluminaram o céu…
    Malmequer, bem-me-quer
    E do fogo sobrei eu!

    ResponderEliminar
  4. Os sonetos não precisam
    de dizer coisa nenhuma:
    são como rosas de espuma
    que a vida nos suavizam!

    JCN

    ResponderEliminar
  5. Embora lhe custe a crer,
    meus sonetos já chegaram
    às estrelas que deixaram
    de girar só para os ler!

    JCN

    ResponderEliminar
  6. Quando o fogo é verdadeiro
    não ficam sobras nenhumas:
    devoram tudo as carumas
    de alegórico... pinheiro!

    JCN

    ResponderEliminar
  7. Adoro os seus comentários
    de finíssima... ironia
    contrária à sensaboria
    dos maus textos literários!

    JCN

    ResponderEliminar
  8. Para ler os meus sonetos
    pela internet divulgados
    tem Camões canais secretos
    no seu túmulo instalados!

    JCN

    ResponderEliminar