quarta-feira, 21 de março de 2012


                                  Lusicidade
                                               

                   A minha pátria, além de ser o solo
                   onde nasci e minha mãe cantava,
                   enquanto em braços me embalava ao colo,
                   na mesma língua que Camões falava;


                   a minha pátria, ou seja, o território
                   a que me afeiçoei desde criança,
                   não por outrora ser um grande empório,
mas por de meus avós ser uma herança;


                   longe de ser apenas  o idioma
                   que derivado do latim de Roma
                   se derramou por todo o universo;


                   a minha pátria é toda a imensa gente
                   de qualquer raça, cor, falar diverso,
                   que ao nosso jeito ainda vive ou sente!


                            João de Castro Nunes
                   

Sem comentários:

Enviar um comentário