terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


                             Auto-avaliação


                   Não me compete, desde logo, a mim
                   dos versos meus fazer a apologia,
                   o que não me coíbe, mesmo assim,
                   de lhes reconhecer a... a primazia.


Embora longe ainda de Camões,
de Antero e de Bocage no soneto,
afirmam-se, por múltiplas razões,
entre os de tratamento mais correcto.


Exalto neles, mais que coisa alguma,
o conjugal amor entre os esposos,
envolto sempre em desdenhosa bruma.


Pelo seu ritmo e harmónico andamento,
                   acrisolado e fundo sentimento,
atrás não ficarei dos mais famosos!


          João de Castro Nunes

6 comentários:

  1. Ser correto é na ação.
    Palavra correta é fantasia
    Se dentro do coração
    Não for correta a poesia.

    Ser correto é reconhecer...
    Fazer vénias, apesar das dores...
    Dar o braço a torcer
    A quem faz sonetos melhores.

    E quem faz sonetos melhores?
    Eu! Sem qualquer vaidade!
    São suas as somas maiores,
    Mas só minha a qualidade.

    Pois a quem interessa o número
    Quando a pena vai acima?
    Melhor é fazer só um
    E ser logo obra-prima!

    ResponderEliminar
  2. A quantidade em nada prejudica
    dos versos meus a sua perfeição,
    pois tão-somente quer dizer que é rica
    a minha literária... inspiração!

    JCN

    ResponderEliminar
  3. Se um conselho me permite,
    afne o seu cavaquinho
    para que o seu desalinho
    os ouvidos não me irrite!

    JCN

    ResponderEliminar
  4. Querer medir-se comigo
    na perfeição do soneto
    é coisa que não consigo
    imaginar em concreto!

    JCN

    ResponderEliminar
  5. Adoro os seus comentários
    que o engenho me acicatam
    e que no fundo retratam
    os seus dotes literários!

    JCN

    ResponderEliminar