quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carta aos meus filhos

Prestes a ir-me embora, filhos meus,
para encontrar-me com a vossa Mãe
que foi à minha frente ter com Deus,
isto vos digo para vosso bem:

amai tudo o que é bom na natureza,
tudo o que tem valor e qualidade,
nunca afirmando terdes a certeza
pois que ninguém é dono da verdade;

vossos pontos de vista defendei
com vigor e coragem, muito embora
sendo capazes de dizer: "Não sei!";

mas sobretudo, pela vida fora,
nunca façais papel de delatores
pelo que toca aos livre-pensadores!

João de Castro Nunes

2 comentários:

  1. "Neste início do ano de 2009, a
    ALTERNATIVA orgulha-se de apresentar
    este magnífico soneto da autoria
    do grande Poeta Joao de Castro Nunes,
    nosso muito querido Amigo, a quem
    ficamos a dever tantos e tão
    acariciantes palavras de estímulo ao
    nosso projecto. Não o fazemos como
    retribuição. Fazemo-lo como acto de
    Justiça. Como é possível que João de
    Castro Nunes não ande nas bocas do
    Povo, se faz poesia de tanta qualidade?
    Como é possívelque os "intelectuais"
    da nossa Praça - triste praceta lusitana,
    cada vez mais indigente... - não
    exaltem a Obra de João de Castro
    Nunes? Por que somos tão
    provincianamente seguidistas ante
    a "ditadura intelectual" de meia dúzia
    de críticos falidos? É outra a nova
    Cultura! CULTURA OUTRA é o nosso
    lema. Com João de Castro Nunes
    estamos com a "nossa gente".
    Obrigado, Professor!" - AMADEU CARVALHO HOMEM

    ResponderEliminar
  2. "Julgo que não sou invejoso...
    Não sou mesmo! Contudo, tenho
    pena de não possuir em mim
    essa capacidade de encontrar a
    harmonia e a música entre
    as palavras e os pensamentos, que
    os poetas tão excelentemente
    dominam, mas, mais ainda,
    aquele jeito de, poupando as
    frases, dizerem muito com suave
    doçura, obrigando-nos a parar.

    Muito obrigado, Senhor Professor
    João de Castro Nunes pela bela
    lição." - LUÍS ALVES DE FRAGA

    ResponderEliminar